Descrição das Sondas HERON 3000 / COBRA
HERON 3000
HERON 3000 é uma sonda coletora de amostras de cereais e granulados. Automática e versátil, com múltiplas opções que permitem adaptar o sistema às necessidades de recepção de cada cliente
Adequada desde pequenos armazenistas e cooperativas até grandes grupos industriais que manejam sementes, farinhas, ou granulados.
Existem duas versões de sondas TPLG básicas, a sonda HERON 3000 montada sobre mastro ou em suporte mural e a sonda COBRA 3000 cujo o cabeçote é montado sobre um trilho para caminhões longos ou vagões. A sonda HERON 3000 pode por sua vez ser Standard, com giro simples no cabeçote ou GIROSCÓPICA, com duplo giro e um braço adicional.
Componentes da HERON 3000
Os componentes básicos são:
- Ponta da Sonda
- Suporte e Cabeçote
- Mastro da Sonda
- Conjunto de recepção de amostra
- Painel de comando ou botoeira
Funcionamento da HERON 3000
A ponta da sonda penetra no carregamento de cereais a examinar, aspira uma certa quantidade e transfere esta amostra até uma caixa de recepção localizada no móvel de recepção.
Para posicionar a sonda sobre o ponto no qual se deseja extrair amostra do veículo, se faz girar a ponta sobre o mastro. Os motores de rotação são movidos a distância na caixa de comando.
A sonda "STANDARD" dispõe de um único motor de rotação, enquanto que a sonda "GIROSCÓPICA" tem dois motores de rotação independentes. Ao acionar os botões de “Inicio de Ciclo“ se inicia a coleta automática de amostras.
Durante um ciclo se coloca em funcionamento a turbina de aspiração, decida da ponta que penetra nos grãos e que inicia a aspiração. Quando a ponta toca no fundo do caminhão, sobe automaticamente até a posição de repouso. Alguns segundos depois chega a amostra na caixa de recepção e se desliga a turbina.
Um dos recursos característicos da HERON é o sistema patenteado de "contato com o fundo do caminhão".
Para efetuar uma amostra a sonda submerge no grão.
A sonda só volta a subir quando a ponta percorre toda a altura do carregamento de grão.
Quando a ponta toca o fundo da caixa do caminhão, o comando eletrônico detecta o aumento de intensidade da corrente absorvido no motor e inverte automaticamente o sentido de rotação do mesmo.
Deste modo o "contato com fundo do caminhão" garante a coleta de uma amostra representativa em toda altura do carregamento.
HERON 3000 integrada a um sistema de recepção automático
A sonda coletora de amostras de cereais HERON 3000 está projetada para ser parte de um sistema integrado de coleta de amostras e análises totalmente automático sem intervenção de operadores.
O sistema está gerenciado por um software de controle SARA II
Em colaboração com Chopin Technologies, desenvolveu-se um sistema que permite a limpeza e as análises do grão ou dos cereais brutos que chegam da coletora de amostras.
Conjunto de recepção automática de amostras:
- Caixa móvel de recepção de amostras equipada com:
- Um corpo de recepção cilíndrico de efeito ciclone com capacidade de 10 litros.
- Uma rosca sem fim motorizada misturadora (fig. A) para homogeneização do grão.
- A caixa de entrada móvel é montada sobre um braço giratório (fig. B). O posicionamento sobre os aparelhos de análises se realiza mediante um moto redutor.
- A caixa de entrada móvel esta equipada em sua base com um atuador elétrico e uma válvula dosificadora. É carregado 0,5 litro de amostra por dose. A ordem e quantidade das doses devem ser definidas no programa de controle de acordo com a quantidade de amostras necessárias para cada instrumento.
- Primeira Etapa: Limpadora Quatuor II (fig. C)
- Determinação automática da quantidade de impurezas das amostras. O sistema é composto de um quadro rotativo com duas peneiras cilíndricas, aspiração e conjunto de pesagem automático integrado.
- Segunda etapa: Analisador de umidade AQUA-TR + NIR INFRANEO (fig. D)
- Medida simultânea da umidade, peso especifico, temperatura do grão, junto com as proteínas e outros parâmetros de interesse.
- Terceira etapa: Ensacamento manual (fig. E)
- Equipado com um funil, uma ensacadora (saco de 1 litro) e de descarte para drenar o excedente de amostra. A válvula dosadora se abre completamente para esvaziar todo o restante da amostra e o sistema fica preparado para receber um novo lote.
- Eliminação dos excedentes de amostras (fig. F)
- A eliminação do resto de amostra, o pó e os grãos analisados é realizada por quatro caixas (fig. F) equipadas por tomadas elétricas. Capacidades: 3 de 4 litros e 1 de 8 litros.
- A evacuação é realizada pneumaticamente por meio de uma turbina. São necessários um painel de controle computador com software SARA II para operar o processo.
- Esta instalação também requer um compressor de ar para operar a válvula dosadora.
A instalação necessita de um pé direito minimo de 2,5 metros.